Podemos entender CRM como um sistema que ajuda a empresa a reunir todo o conhecimento coletivo sobre clientes que possui dentro de si, assim com essas informações a empresa coloca elas em um lugar onde possa ser aproveitado por todos os funcionários, onde eles usam um conjunto de ferramentas para poder atender a todas necessidades do cliente.
Assim a empresa consegue entender melhor os clientes, conseguindo assim oferecer mais apoio, servi-los melhor e assim com essa melhora no atendimento consegue até novos clientes.
Existem alguns tipos de CRM que são :
- CRM Operacional – aplicativos de clientes que atuam como interfaces, integrando os sistemas de retaguarda ( back-office ) com as soluções de front-office e escritório móvel, incluindo automação da força de vendas, do marketing empresarial e serviços de suporte a cliente.
- CRM Analítico – aplicativos que analisam os dados de cliente gerados pelas ferramentas operacionais com o propósito de gerenciamento de performance de suporte. O CRM analítico está intrinsecamente ligado ao data warehouse.
- CRM Colaborativo – serviços colaborativos, como edição personalizada, e-mail, comunidades, conferência e centros de interação e cliente capacitados à WEB, que facilitam a interação entre clientes e negócios.
- CRM colaborativo – é usado para estabelecer um valor vital com os consumidores, além da transação, ao criar uma relação de parceria.
As vantagens do CRM são bastantes, vamos citar algumas :
- Segmentação de clientes por necessidades e interesses
- Definição de potencial de mercado
- Melhorar o Call Center
- Registrar histórico de contatos do cliente
- Fidelizar clientes
- Ganho de qualidade e eficiência
- Diminuição de custos
- Aumento dos lucros
- Tenha o cadastro completo do seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores a qualquer momento e de onde estiver
Para se implementar um sistema CRM em qualquer organização, primeiramente deve-se avaliar os processos do negócios, identificar as tecnologias,verificar os riscos, examinar as mudanças culturais que irão ocorrer, fazer um treinamento com todos os funcionários para poder fazer a inclusão da nova tecnologia, escolher o fornecedor e pacotes adequados tanto para a empresa e para o bolso da empresa.Tome muito cuidado na escolha de um pacote que te oferecerem, pois se for errado pode colocar todo o projeto a perder, por mais cuidadoso que tenha sido o seu planejamento.