Podemos entender coaching como um processo de equipar as pessoas com as ferramentas certas, que é o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver sua vida profissional e se tornar mais efetivas e eficazes, a palavra coaching traduzida do inglês para o português é treinamento, então a definição da palavra para o português é treinar no intuito de instruir a carreira profissional.
Os coaches não conseguem desenvolver pessoas, eles apenas dão ferramentas e orientações para que essas pessoas peguem as ferramentas dadas e use-as para desenvolvam sua carreira profissional.
A duração do processo de um coaching pode durar em torno de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada pessoa, podem atingir resultados positivos por meio de sessões de uma hora a duas horas e podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. O resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo cliente ou pessoas que fazem parte do círculo de convivência da pessoa.
Entre as vantagens do coaching estão a percepção de suas limitações e resistências; iniciativa de mudanças; clareza em relação a metas; planejamento da carreira; equilíbrio entre vida pessoal e trabalho; ampliação da auto-estima e da auto-confiança e aumento da motivação.
Mas nem todas as pessoas necessitam de um coach, por isso, é importante saber escolher um ótimo profissional para não perder tempo e o mais importante dinheiro.
O coach profissional irá fazer uma séria de perguntas e após analisar as respostas, onde ele vai saber se realmente é hora de fazer coaching ou indicar o melhor caminho se o cliente não estiver pronto para este processo.
Todo coach tem obrigação de ter certificado de formação para exercer a atividade no Brasil, o período mínimo para se formar nessa área é de um ano.