A casinha de cachorro é onde o seu melhor amigo vai ficar para descansar, assim ele tem que se sentir confortável, assim como você se sente em sua casa, então capriche na casa do seu amigo. Vamos dar algumas dicas para você escolher a casa do seu melhor amigo :
Primeiramente você tem que ver o tamanho ideal da casinha para seu cão, ele tem que conseguir ficar confortável em pé, deitado e ainda conseguir dar uma volta em si dentro da casinha, se seu cachorro ainda é filhote, dê uma casinha considerando o tamanho que ele terá quando adulto, pode ser que você erre, porque tem alguns cachorros que pensamos que não vai crescer muito e acaba crescendo bastante, aí a solução é comprar outra casinha.
Uma coisa muito importante é que a lógica do “quanto maior, melhor” não serve para as casinhas de cachorro, porque se a casinha for muito grande com relação ao do animal, o calor da casinha sairá muito fácil, e assim não trará conforto em dias de frio para o cachorro.
Agora o tipo de material da casinha você vai encontrar 2 tipos no mercado, que é a casinha de plástico e a casinha de madeira.
As casinhas de plástico são fáceis de limpar, são mais leve do que a de madeira, assim sendo fácil de movimentar. Porém há um grande ponto contra: o plástico possui menor resistência à mudança de temperatura, aquecendo e esfriando muito rapidamente, de acordo com o ambiente, com isso seu cãozinho pode sofrer muito com as temperaturas.
As casinhas de madeira exigem mais cuidados que as de plástico, pois são mais difíceis de limpar. O tipo de madeira preferível são de madeiras nobres como : jatobá, ipê e peroba. Esses tipo de madeira duram mais e não costumam apresentar grandes problemas, com a presença de cupins e bolor.
Assim temos a conclusão que as casas que são feitas de madeira são muito melhores do que as de plástico pelo fato de que a madeira consegue absorver o calor e também protege contra ventos e chuva. Assim no frio, o calor dos animais é mantido por mais tempo.