É comum pensarem que para se aprender a falar uma língua estrangeira é preciso sair do país. Imergir em uma cultura estrangeira costuma mesmo ser uma experiência enriquecedora, no entanto, é um equívoco pensar que esta seria a única alternativa existente.
Na verdade, com um pouco de preparo é possível até mesmo dominar um idioma usando o tempo livre das férias. A seguir, separamos 5 maneiras que ajudarão você a melhorar o inglês nas férias sem precisar viajar para longe.
Confira dicas para você praticar inglês nas férias sem sair do País
1.Tome uma decisão definitiva
Uma das principais barreiras enfrentadas por aqueles que decidem praticar o inglês nas férias é a desmotivação, preguiça ou cansaço gradativo. Assim como em qualquer época do ano o estudante terá momentos de indisposição ou distração. Por isso, é tão importante que desde o primeiro momento a tomada da decisão de praticar o inglês usando seu tempo livre seja levada a sério, mesmo diante das mais variadas desculpas. Do contrário, a prática ficará na teoria e jamais sairá do papel.
Uma boa técnica para auxiliar o estudante é a projeção mental. O praticante investe alguns minutos imaginando como será sua rotina de estudos, mentalizando todos os benefícios, assim como as prováveis dificuldades. Nesse ponto ele deve começar a traçar estratégias para manter-se determinado em sua meta. Conseguindo isso, todos os passos seguintes se tornarão fáceis.
2.Encontre as ferramentas mais eficientes
Na rede já estão disponíveis milhares de mídias digitais, as quais auxiliam pessoas do mundo inteiro a aprender inglês. Na lista de facilitadores estão sites de tradução e dicionários on-line, livros didáticos, páginas de notícias para estrangeiros, vídeos e filmes com legenda, músicas e podcasts de entrevistas, aplicativos, entre muitos outros. Faça uma visita em alguns desses sites e escolha aquele que mais atrair sua atenção, combinando as diferentes mídias, sempre que possível e fazendo uso das mais variadas fontes.
3.Escolha a maneira como quer aprender inglês
Algumas pessoas aprendem melhor um idioma com a ajuda de um tutor. As mais autodidatas, costumam preferir a comodidade e flexibilidade de um estudo personalizados. Outras ainda, já descobriram que é possível combinara o melhor dessas duas opções. A plataforma Preply, por exemplo, é um exemplo de como isso se tornou possível graças à tecnologia.
Lá, alunos e professores se encontram e combinam aulas personalizadas via Skype, assim o aluno tem a interação e a adaptação da aula às suas necessidades ao mesmo tempo, o que costuma acelerar seu aprendizado. Independentemente de sua forma de aprender, vale a pena pesar nas vantagens e desvantagens de um curso presencial, à distância ou misto, antes do primeiro dia de férias. Confira https://preply.com/pt/aulas-portuguesa-online
4.Inclua o inglês à sua rotina
Em escolas e cursos todo o planejamento das atividades do dia é realizado pelos professores. Contudo, quando se trata de estudos nas férias sejam estas do trabalho, escola ou universidade, o próprio estudante terá que se organizar e encontrar um tempo para o aprendizado. Educadores costumam indicar que se invista pelo menos 1 hora por dia para a absorção de vocabulário, construção de frase, resolução de exercícios e correção. Passado esse tempo, o aluno pode escrever uma redação sobre o que aprendeu.
Além disso, vale muito a pena contextualizar o inglês dentro de sua rotina. Ou seja, se você quiser sair com os amigos para o cinema, dê preferência à filmes com legenda, se estiver um perfil em redes sociais, encontre pessoas em grupos de inglês, e se der aquela vontade de ler um livro, que tal reler a sua obra preferida, mas em sua tradução em inglês?
5.Ensine e compartilhe o que já sabe
Uma ótima maneira de ganhar confiança e ampliar suas habilidades no inglês é ensinando. Há tantas outras pessoas que se interessariam em aprender com você, então por que não escrever algo de seu interesse em seu blog ou mesmo criar um canal no YouTube com legendas para praticar? Essa pode ser uma alternativa muito simples e fácil, mas costuma manter a motivação em alta e estimula o estudante a se superar. Tente, você não vai se arrepender!