O e-mail marketing é um email normal como o nosso, só que com uma finalidade diferente, ele busca um impacto maior junto aos destinatários. Pode ser uma simples informação, venda, aviso, divulgação de evento, informativo eletrônico, entre outras muitas finalidades que o e-mail marketing pode atuar.
Lembrando que o e-mail marketing respeita todas as normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.
Atualmente o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes e baratas no mercado onde é utilizado o correio eletrônico.
As empresas que adotam o e-mail marketing conseguem vantagens como :
proatividade: em vez de a empresa esperar o interesse do cliente, ela pode encontrar o cliente .
interatividade: o cliente interage imediatamente com a mensagem, assim a empresa pode ter resultados simultâneos.
segmentação: é possível filtrar e direcionar a mensagem por sexo, faixa etária e cidade
personalização: a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente, assim fica mais fácil conseguir conquistar o cliente.
mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.
O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing mais baratas no mercado e que tem ótimos resultados, em comparação com a mala direta que demora entre 3 a 5 dias para ser entregue, o email é enviado instantaneamente e recebido em alguns minutos, por isso a grande vantagem de usar o e-mail para o marketing. Atualmente muitas empresas de “grande porte” usam o e-mail como uma ferramente para divulgar suas promoções. Exemplos de empresas que fazem isso é a Americanas, Net Shoes, Casas Bahia, Ricardo Eletro e muito mais essas são algumas, depois que você faz a compra a cadastra seu e-mail, eles vão enviar todas as vezes que tiverem promoções, com certeza você vai receber um e-mail , dizendo que tem coisas em promoções.