As estrias são cicatrizes odiadas principalmente pelas mulheres, se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, isso ocorre por muitas vezes um estiramento da pele. A estria pode coçar e arder, mas na maioria das vezes não apresentam sintomas quando surge.
Para se fazer o tratamento para as estrias, tem duas opções a caseira ou profissional, isso vai depender da cor e da espessura da estria. Nos casos das estrias mais recentes, os tratamentos caseiros podem acabar com elas, mas no caso das estrias mais antigas, que são brancas e grossas, é aconselhado um tratamento mais especializado com um profissional, uma dermatologista.
Para o tratamento de estrias mais recentes, que são as estrias vermelhas pode-ser fazer o tratamento caseiro, pois esse tipo de estria é mais fácil de se combater, para o tratamento caseiro é indicado a :
Esfoliação da pele: No qual consiste em eliminar células mortas e uma fina camada de pele, assim favorecendo a formação de uma nova camada de pele. Para fazer basta misturar 1 colher de açúcar com um pouquinho de óleo de amêndoas e esfregar nas estrias diariamente.
Ou opção é o uso de creme para estrias: sempre busque usar um ótimo creme, pois vai ajuda a manter a pele hidratada e quando este contém substâncias, como vitamina A, C, D e E, favorece a regeneração tecidual e renovação de toda a pele, eliminando as estrias. Esse tratamento com cremes é demorado e os resultados começam a ser percebidos após um ano de uso.
A estria vermelha costuma durar de quatro a seis meses e então as estrias vão se tornando brancas, se isso ocorrer significa que uma pequena cicatriz está se formando por debaixo da pele, e com isso o tratamento vai se tornando mais difícil e complicado. Por isso se você estiver com estria nesse estágio, é recomendável a procura de um profissional, o dermatologista vai poder indicar o melhor tratamento para você, no qual pode ser :
- Radio frequência Fracionada – Esse tratamento é o padrão ouro atualmente no tratamento das estrias na Europa. A energia consegue penetrar de forma mais homogênea e profunda na pele, assim atuando na renovação até a derme, sem machucar tanto a superfície. Assim consegue abaixar o relevo da estria e deixa a pele com textura mais lisa e mais firme. Esse tratamento possui um alto indicie de eficácia, chegando às vezes até a 90%. Para se ter resultado é o tratamento tem que ter pelo menos de três a cinco sessões, sendo realizada uma vez por mês.
- Microdermoabrasão ou peeling de Cristal – Este tratamento tem como objetivo eliminar a camada superficial da pele, de uma forma bem suave, assim esse tratamento consegue levar à regeneração das células na região.
- Laser de CO2 – Este tratamento é feito nas estrias, com o intuito de formar novas fibras de colágeno, diminuindo o tamanho e a espessura das estrias.