O significado de Customer Relationship Management ( CRM ), é a Gestão do Relacionamento com o Cliente. O objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa, assim se consegue a percepção, no qual permite antecipar as necessidades do cliente. As vantagens da ferramente CRM temos em nossos post anteriores, você pode acompanhar clicando aqui .
Assim essa ferramenta é usada para definir funções de contacto com o cliente, com isso essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que tem como objetivo ajudar as empresas a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes , assim é criado armazenamentos e inter-relacionamentos de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa.
Segundo Kotler e Fox (1998), conquistar clientes novos custa entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter os mesmos clientes que já possui. Assim se utilizar ferramentas como o CRM, vão permitir a fidelização do cliente, e com isso vai ser bem mais barato do que buscas novos clientes. Assim a fidelização de clientes vai ser o objetivo principal.
Além da fidelização de clientes, a ferramenta buscar alcançar maior qualidade, um contacto mais significativo, através de uma melhor informação, de melhor timing, e acima de tudo, de uma cultura empresarial mais pró-ativa e com reação . Cada contacto que é efetuado com os clientes é decisivo para conseguir atender ele da melhor maneira possível.
Por isso as grandes empresas já possui essa ferramenta implantadas em sua empresa, pois atualmente é extremamente obrigatório ter essa ferramente na empresa, as empresas que estão crescendo também tem que buscar essa ferramenta, pois para buscar novo clientes o custo vai ser 5 a 7 vezes mais carro, do que usar a ferramente CMR e assim fidelizar o cliente, ficando bem mais em conta.